quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Trabalho: Consciência Negra (8o e 9o Ano)

Este primeiro trabalho, feito, individualmente, em 2008 pelos alunos das turmas de 8o e 9o ano, nasce do desenho de rosto de um homem negro. Com este trabalho, objetivou-se a valorização da raça negra, colocando um homem como modelo para o desenvolvimento de outros desenhos à lápis (técnica que estavam aprendendo).
Além de permitir a comtemplação e a valorização de uma raça, este trabalho subverte valores sociais onde o belo e apreciável é quase sempre o homem branco.
Em seguida, em grupos, a proposta foi elaborar painéis sobre os negros onde os alunos abordaram diversas vertentes do assunto: a influência dos negros na arte da pintura, a libertação dos escravos, personagens negros brasileiros, a influência dos negros na cultura brasileira, dentre outras. Ficaram muito interessantes... Vejam os resultados (clicando com o mouse sobre a figura, você pode ampliá-la).



























Trabalhos: Arte Postal (t.2001)


Estes trabalhos são exemplares dos desenvolvidos em sala de aula no ano de 2008 com a turma de 2o ano de ensino médio regular de nossa escola.





























Trabalhos: Poéticas Visuais (t.2001)

A poética visual é um meio contemporâneo criado pelos futuristas e dadaístas. Teve seu apogeu em 1950 sob o nome de poesia concreta. Em 1960, abandonaram a forma concreta e dedicaram-se a formas mais livres, usando colagens, investindo na grafia e na sonoridade. Este trabalho foi desenvolvido no 2o ano do ensino médio em 2008. Teve como objetivo o conhecimento de mais um meio de expressão artística contemporânea.











Trabalhos de Gravuras (t.2001)

Gravura é uma técnica bem antiga que pode ser feita em diversos materiais. Os mais clássicos(antigos) são: a madeira(xilogravura), em pedra(litogravura) e em metal(ponta-seca, água-forte e água -tinta).
Hoje, existem uma infinidade de outros materiais usados para fazer as gravações: caixa de papelão, isopor, plásticos, EVA, etc.
Para estes trabalhos apresentados, aqui, fizemos nossa matriz (local onde se grava) em EVA. Depois, os desenhos foram impressos, manualmente, em papel sulfite. Fizemos este trabalho, paralelo ao conhecimento da literatura de cordel, que usa a xilogravura para confeccionar as capas dos livros dos cordéis.


Trabalho vitral com papel (t.801 e 802)




Este trabalho foi desenvolvido com as turmas de 8o Ano do ensino fundamental. Paralelo ao estudo da história da arte medieval e a apreciação de obras de arte deste período, particularmente, do Estilo Gótico, desenvolvemos pequenas estruturas(vitrais) que juntas formavam um painel móvel. Por estas era possível perceber passagens de luz colorida.
O trabalho foi desenvolvido com papel celofane de diversas cores e sulfite branco.